5 razões para investir em Marketing Digital agora

Uma das áreas em que muitas empresas estão inovando é em suas estratégias de
marketing digital. E após a crise resultante da Pandemia Mundial da COVID-19, esse meio de
divulgação se tornou prioritário, pois as vendas online, que já estavam crescendo, dispararam
durante a pandemia e tendem a aumentar em 180% conforme a previsão da Associação
Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm).


Observe que em 2018 o IBGE constatou que praticamente dois terços da população do
país (69,8%) possuíam conexão com a internet. Em 2019 outra pesquisa realizada pela
Telebrasil demonstrou que a conexão avança também pelas classes C, D e E, sendo que esta
última teve crescimento de 33% de 2017 para 2018 e mais que dobrou desde 2015.Além disso,
o estudo identificou que os smartphones continuam sendo o principal meio de acesso à rede:
97% do público navega na Internet utilizando um aparelho celular


E sempre é bom lembrar que o Brasil atualmente está em segundo lugar no ranking
mundial de tempo de ne navegação na internet, perdendo apenas para as Filipinas.
Então, as empresas têm investido na publicação de conteúdo nas redes sociais, divulgando
seus websites e utilizando tecnologias para melhorar a eficiência de vendas, muitas delas
contando com uma equipe de marketing para definir e implementar seu planejamento.


Agora que você já se convenceu que não pode ficar fora deste mercado, confira aqui 5
razões para investir em marketing e não deixar a crise econômica impedi-lo de tomar decisões
sobre estratégias na internet:



1. ESTEJA ONDE SEU CLIENTE ESTÁ

Esteja onde as pessoas estão procurando, parece simples né? Mas não basta estar lá, você
precisa ser atraente para o seu cliente, esteja lá e seja notado por ele.
A internet, por tudo que vimos antes, é o melhor lugar para estar atualmente, mas lembre-se
que se você está lá, deve causar um boa impressão, ou você sairia para um evento vestindo da
mesma forma que fica em casa?


Não faça economia burra

2. ESTÁ CHOCADO?


Essa é a frase que eu uso com mais frequência…. e uso pra tudo na vida.


A maioria das estratégias online exigem menos investimento em comparação ao
marketing tradicional. Você já calculou quanto custaria fazer anúncio em rádio, tv, ou criar
material publicitário e distribuir? ou o custo para fazer e manter um outdoor? E o tempo que
você precisaria para sair pesquisando preços, escolhendo a arte, contratando serviços etc.




O marketing digital que é muito mais acessível e democrático. Mesmo com um
orçamento mais curto você pode contratar bons serviços e obter resultados ótimos.

E se você tem tempo e muita paciência, você mesmo pode aprender a fazer.

Agora a economia burra é você ficar dias e dias se dedicando a fazer uma coisa que
não sabe e perder esse tempo que poderia estar dedicando ao que você realmente sabe fazer,
que é se dedicar ao seu produto ou serviço.

E aqui eu deixo uma dica de ouro, o Facebook e Instagram são ótimas ferramentas,
mas você precisa saber usar e lógico dar um incentivo financeiro para elas, então o patrocínio
bem direcionado do seu marketing é bem importante, pense nisso também.



3. AJUDA A ATRAIR OS CLIENTES CERTOS


Seguindo o raciocínio do motivo anterior, se você distribuir panfletos por aí, como você
vai saber que estão nas mãos de quem quer o seu produto? Não vai né?

Qualquer tipo de publicidade tradicional não te garante que vai afetar o teu potencial
cliente, mas o marketing digital sim! Com ele você pode direcionar a tua publicidade para um
perfil específico de pessoas, para uma localidade ou mesmo interesses.

Se o teu produto só é interessante para mulheres com mais de 40 anos, com um grau de
escolaridade específico e renda superior a 3 salários mínimos, por exemplo, você pode
direcionar tua campanha só para essas pessoas. Bom né? Assim a chance de você ter melhores
resultados aumenta muito!


4.RELACIONAMENTO COM O CLIENTE


A tendência do futuro é que as pessoas comecem a priorizar negociar com as marcas
que elas se relacionam melhor. Pensa comigo…

Você pode comprar roupas da mesma
qualidade em duas lojas concorrentes, uma delas posta dicas de moda nas redes sociais,
responde tuas dúvidas, interage, manda mensagens e outra sempre te deixa no “vácuo”. De
qual delas você vai querer comprar?


Prepare-se para o futuro.


Os profissionais de marketing muito mais experientes têm provado que investir em
relacionamento hoje é o caminho certo para capitalizar negócios amanhã.


5. COMUNICAÇÃO EM TEMPO REAL


Uma vantagem imbatível do marketing digital é a velocidade na comunicação e
acessibilidade 24h.

Se você usa as redes sociais para vender um produto, levando ao seu e commerce por
exemplo, a sua loja estará vendendo em qualquer horário. Se as 5h da manhã eu quiser
comprar um sapato, compro! pronto.

Se algum fato inesperado acontecer, ou você quiser criar uma promoção relâmpago
com duração de 24h, resolvido, a comunicação com teus clientes é em tempo real.


Você interage, responde, curte e quando nem esperava, vende.


Vale ou não vale investir nesta ideia?



Dai Prietsch


Diretora de Potencialidades da Bento Propaganda